quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO x BSC
Dado a minha experiência profissional com o tema Planejamento Estratégico e, principalmente, como reconheço o BSC – Balanced Scorecard - como uma fantástica ferramenta para a gestão de negócios, resolvi publicar o assunto a título de contribuição e também abrindo um fórum onde o debates através de experiências vividas pelos visitantes irão, em muito, enriquecer o assunto.
No planejamento estratégico, começamos com a definição da “MISSÃO” (razão da existência da organização), a “VISÃO” (onde os acionistas desejam chegar), análise dos ambientes interno e externo (Matriz SWOT – conhecida como FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Definição dos Planos de Ação, Objetivos Estratégicos e, por fim, o quanto custará todo esse processo com a elaboração e aprovação de um orçamento. Definem-se metas e os KPI’s (indicadores de Performance que permitirão medir, controlar, acompanhar  e revisar o planejamento em função das eventuais distorções verificadas – PDCA).
Os KPI’s são a base e a alimentação de um processo de gestão através BSC.

O Balanced Scorecard - BSC - trata-se de uma metodologia desenvolvida por Kaplan e Norton no início de 1990 (professores de Harvard), e que mesmo assim continua sendo bastante atual e ainda pouco difundida no Brasil. É uma relação de causas e efeitos, onde toda ação provocará, necessariamente, uma reação dentro do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário